Pra quem estiver em Sampa nesses dias, recomendo essa festa.
Se for pra comer e beber então, hummmm, o cardapio é variado só de iguarias das cidades do interior e litoral.
E não é igual a festa da Achiropita não, que a gente fica duas horas na fila pra pegar uma fogaça meia boca.
No revelando São Paulo as paradas são distintas, e sem muvuca.
Recomendadíssimo.

Desvendando as raízes culturais paulistas




Revelando São Paulo traz cerca de 200 municípios do Estado ao Parque da Água Branca reunindo 600 artesões, culinaristas e mais de 300 grupos de manifestações artísticas do interior paulista.

O Governo do Estado de São Paulo apresenta a 13° edição do Revelando São Paulo - Festival da Cultura Paulista Tradicional no período de 11 a 20 de setembro no Parque da Água Branca. Uma amostragem de diversas manifestações culturais oriundas de 200 municípios do Estado. O espaço dispõe de 80 estandes de culinária, 155 de artesanato e na programação cerca de 300 grupos de manifestações artística que se apresentarão durante os nove dias do evento.

Com mais de 30 eventos em sua programação, o festival oferece ao público a oportunidade de apreciar as Folias de Reis e do Divino, Cortejo de Bonecões, Orquestras de Viola, Violeiros e Sanfoneiros, grupos de Catira, Fandangos e Cururus, Congos e Moçambiques, Serestas e as Noites dos Tambores, Cigana, de Quadrilhas e das Manifestações Cosmopolitas. Além dos grupos étnicos para o Festival da Amizade, espetáculos no palco da grande arena, reunindo danças folclóricas e características das culturas dos paises imigrantes no Brasil como a dança alemã, japonesa, italiana, portuguesa, árabe e brasileira, entre outras. Entre as atrações também estão as Cavalgadas, Cavalhadas, Tropas de Mulas e Carros de Bois, trazendo mais de 200 animais, entre cavalos, bois, búfalos e mulas.

O compromisso com a construção da Cultura de Paz e o respeito à diversidade se mantém no Revelando São Paulo com a Cerimônia da Paz, este ano com o mote "O Sagrado na Metrópole". Como todos os anos, cerca de 30 segmentos religiosos se encontram na Esplanada do Memorial da América Latina para a cerimônia inter-religiosa ( ecumênica? Eucumênica abrange as religiões monoteísta, e o evento abrange todas). Entre eles estarão Hare Krishnas, Budistas, Católicos, Presbiterianos, Umbandistas, espiritualistas, além de representantes de comunidades indígenas, que receberão a imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, trazida da Basílica de Aparecida.

Um diferencial nesta edição será a Sagração das Águas, momento em que os diversos segmentos farão benção das águas vindas dos Portais de Parelheiros, da Cantareira e rios do interior e seguirão na Caminhada Pela Vida aspergindo as ruas da cidade até o Parque da Água Branca como forma de celebrar a riqueza das águas de São Paulo.

Desde seu lançamento em 1997, o Revelando São Paulo é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Ganhou forma, repetindo e ampliando os encontros característicos das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, e trazendo outras, que se solidificam na programação do evento. Foi assim com os Festivais da Amizade e de Bonecos de Rua e Cabeções, a Reiada (esse é o nome mesmo? Sim, é a definição para encontro dos Reis das folias, conceito usado para cultura tradicional), festa de Cosme e Damião, os encontros de Violeiros, Sanfoneiros, Catira, São Gonçalo, Adoradores de Santa Cruz, Caminheiros, Irmandades Religiosas, Romeiros, Manifestações Cosmopolitas, as noites de São João e dos Tambores, o Congado paulista. A construção da Cultura de Paz, disseminada com a cerimônia da paz, e o foco no respeito à diversidade para o envolvimento de todos: produção, expositores, grupos participantes, parceiros e o público visitante.

A ideia é difundir a cultura do interior paulista, reflexo também das tradições de todo o País e ainda daquelas herdadas de outros povos trazidas ao cotidiano de São Paulo pela imigração, surgiu da pesquisa realizada por Toninho Macedo há mais de três décadas. Desde 1973, ele se dedica ao estudo da cultura brasileira e às andanças pelo interior, garimpando hábitos e tradições arraigados à vida das comunidades ribeirinhas, das áreas rurais, das cidades, vilas e vilarejos, e também do litoral. O resultado desse trabalho começou a se espalhar com atividades artísticas desenvolvidas pela Abaçaí Cultura e Arte, grupo que hoje se transformou na Organização Social de Cultura responsável pelo Revelando São Paulo e por diversos outros programas culturais.

Os números do Revelando São Paulo impressionam quando analisados a partir dos registros das primeiras edições. Hoje a programação contempla 32 diferentes atrações, para as quais são esperadas cerca de 1 milhão de pessoas. No lançamento, em 1997, o Revelando São Paulo reuniu durante todo o evento 50 mil pessoas, e teve a participação de 70 municípios. Foi realizado no Parque do Ibirapuera e teve uma parte das atrações desenvolvidas no Sesc Interlagos. Já no ano seguinte, 1998, passou a ocupar o Parque da Água Branca como sede e foi crescendo até os números atuais.

Na última edição, foram 180 municípios, 150 estandes de artesanato, 70 estandes de culinária, 170 animais (entre tropas de mulas, cavalos, touros e búfalos), 12 carros de bois, 30 grupos no Festival da Amizade, 18 orquestras de violas, 40 congadas e moçambiques, 50 duplas de violeiros, 15 grupos de catira, 15 grupos de dança de São Gonçalo e Santa Cruz, 12 grupos de bonecões e cabeções, 40 folias de reis.

O evento é gratuito e fica aberto todos os dias das 9h às 22h. Mais informações pelo site revelandosaopaulo.com.br

De 11 a 20 de Setembro
Parque Dr. Fernando Costa - Água Branca - SP


[Ouvindo: Solidão Gasolina - Curumim]

1 comentários:

Uanderson disse...

Este foi e é um dos mais importantes e fantásticos eventos do estado, eu particularmente sou apaixonado, pela riqueza cultural, que este evento revela a cada ano.
MUITO OBRIGADO REVELANDO SÃO PAULO.

SaravaClub*. Tecnologia do Blogger.