12.9.09

Seu olhar gentil



Seu olhar gentil
Espetáculo de Bruno Morais, Rodrigo Campos e Romulo Fróes no Auditório Ibirapuera.

Apesar de nossa propalada alegria, a música brasileira desde seu nascimento é carregada de melancolia. Não é coincidência o primeiro gênero musical genuinamente brasileiro ter recebido o nome de Choro e essa melancolia parece estar impregnada em toda nossa música, até onde menos suspeitamos. O Samba, gênero fundador da canção brasileira e desde sempre associado à celebração, na sua forma mais triste é que adquire uma individualização. Pela tristeza, que sambas de autores como Nelson Cavaquinho, Cartola ou Batatinha se singularizam e vencem uma certa homogenização característica do gênero. Mesmo o canto brasileiro, no seu começo, operístico, com o passar do tempo foi se retraindo mais e mais até chegar à criação de João Gilberto, de quem é tão devedor. Bruno Morais, Rodrigo Campos e Romulo Fróes pertencem a esta linhagem da canção brasileira e cada qual em seu trabalho, de maneiras diferentes, dialogam e buscam atualizar esta tradição.

Seu Olhar Gentil, título tirado de uma canção de Rodrigo Campos, reúne no mesmo palco, em torno da delicadeza, a busca destes três jovens compositores. Seja na invenção de um novo mundo, como faz Bruno Morais no seu segundo trabalho A Vontade Superstar, em que tenta nos fazer crer em uma nova ordem das coisas, que tem sua origem numa crença quase espiritual, de uma espiritualidade sem religião, nas pessoas e nas forças do bem. Seja para tratar dos problemas reais da periferia de São Paulo, lançando um olhar espantosamente sereno e profundamente original sobre temas nada belos e tão desagradáveis como faz Rodrigo Campos em seu disco de estréia São Mateus Não É Um Lugar Assim Tão Longe. Ou mesmo sem falar de lugar específico, baseado apenas na abstração do pensamento, muito influenciado pela metafísca do samba e em constante enfrentamento com a história da canção brasileira, como ainda o faz Romulo Fróes em seu terceiro disco, No Chão Sem o Chão.

O Auditório do Ibirapuera, hoje um dos palcos mais nobres da cidade de São Paulo, se constitui no local perfeito para abrigar estes três olhares de um mesmo ponto de vista, a canção brasileira, lançados por três compositores da novíssima geração de nossa rica história musical: Bruno Morais, Rodrigo Campos e Romulo Fróes.

Dia: 13 de Setembro de 2009
Horários: Domingo, 19h
Duração: 90 min (aproximadamente)
Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00
Gênero: MPB
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

Programação:
Seu Olhar Gentil, título tirado de uma canção de Rodrigo Campos, reúne no mesmo palco, em torno da delicadeza, a busca destes três jovens compositores. Seja na invenção de um novo mundo, seja para tratar dos problemas reais da periferia de São Paulo, ou mesmo sem falar de lugar específico, baseado apenas na abstração do pensamento.

[Ouvindo: Guerreiro - Curumim]

0 comentários:

SaravaClub*. Tecnologia do Blogger.