"Agora - Dani Gurgel e Novos Compositores", terceiro álbum da cantora e compositora paulistana, reúne 23 jovens músicos

A cantora e compositora Dani Gurgel não pára de inventar e, como sugere uma das canções do seu segundo disco, é mesmo da pá virada. Paulistana de berço e de paixão, ela é, cada vez mais, citada quando o assunto é boa música, ótimas parcerias e inegável desenvoltura nos seus projetos.

E é juntando tudo isso que o AGORA - DANI GURGEL E NOVOS COMPOSITORES, novo álbum da artista, chega ao mundo. Pré-lançado em março pelo selo norte-americano ArtistShare (http://artistshare.com), o mesmo que tem lançado discos de músicos consagrados como Maria Schneider, John Clayton, Ingrid Jensen, entre outros, AGORA é uma reunião de 23 jovens músicos da nova cena musical brasileira.

Um celeiro de novas ideias, sons, caras, compositores e instrumentistas. Dani Gurgel e todos os compositores convidados do projeto sobem ao palco do Auditório Ibirapuera, Para lançar o AGORA, resultado desse inventivo encontro.
O disco, que marca o terceiro trabalho gravado de Dani Gurgel, é inspirado na série de shows "Dani Gurgel e Novos Compositores", apresentada em 2007. O projeto já rendeu algumas temporadas, dois discos, o primeiro "Dani Gurgel" e o segundo, chamado "Nosso", lançado no final de 2008, e até um concerto com a Orquestra Tom Jobim. Do "Nosso", Dani trouxe a experiência de saborear novas parcerias.

Em AGORA, a paulistana conta com elas, mas sente o sabor de outra descoberta, já que todos os parceiros cantam ou tocam seus instrumentos no disco e, em setembro, também no show de lançamento.

"O objetivo é crescer e aparecer em grupo. Somos muitos, surgindo na música brasileira independente, e lutando por um espaço em comum. Nunca como rivais, concorrentes, mas sempre como colegas. Amigos que, unidos, chegam mais longe", define a artista. As novas caras, inclusive, dão a tônica às diferentes sonoridades do disco. "Cada faixa tem o perfil do convidado, misturado com o meu", explica Dani. Brincando, vai do jazz ao pop. Há sambas, como "Linha na Pipa", de Vinicius Calderoni, grooves, por exemplo, "Da Onde Vem", de Dani Black, e, "Clinch", de Danilo Moraes e Ricardo Teté, e outros quase eruditos, como evidencia a canção "Depois", parceria de Dani com Tatiana Parra.

Não por acaso, AGORA remete-se a Ágora, um espaço em Atenas onde os cidadãos se encontravam para fazer arte e exercer a democracia. Arte que a cantora e compositora tem compartilhado, desde o início, não só com seus parceiros musicais, mas com o público, em geral, por meio do inusitado ArtistShare.

Este selo permite a compra antecipada do disco a quem deseja conhecer, a fundo, as etapas da concepção e desenvolvimento de um álbum. Vários tipos de serviço estão disponíveis a quem compra e, portanto, ajuda a financiar o AGORA. Cada disco virá com um número, um código único, que possibilita o acesso ao conteúdo produzido a respeito de cada fase do projeto, assim como quem comprou antecipadamente.

São vídeos que retratam a construção do trabalho, desde a composição das músicas, os arranjos, os ensaios até a rotina no estúdio, a mixagem e os shows.

Dia: 12 de Setembro de 2009
Horários: Sábado, 21h
Duração: 90 min (aproximadamente)
Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)
Gênero: MPB
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

Programação:
O novo trabalho reúne 23 jovens músicos da nova cena musical brasileira. Brincando, vai do jazz ao pop. Há sambas, como "Linha na Pipa", de Vinicius Calderoni, grooves, por exemplo, "Clinch", de Danilo Moraes e Ricardo Teté, e outros quase eruditos, como a canção "Depois", parceria de Dani com Tatiana Parra.


[Ouvindo: Cadê o Mocotó? (Essa Coisa) - Curumim]

0 comentários:

SaravaClub*. Tecnologia do Blogger.