21.8.09

Marcelo Bratke e Camerata Vale Música



Marcelo Bratke e Camerata Vale Música apresentam o espetáculo musical Nazareth – Brasileirinho, no Auditório do Ibirapuera DIAS 21, 22 E 23/08

Idealizado e dirigido pelo pianista Marcelo Bratke, o espetáculo musical Nazareth – Brasileirinho, será apresentado entre os dias 21 e 23 de agosto, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo; marcando o início da turnê nacional 2009. Ao lado do pianista, cinco integrantes da Camerata Vale Música, um projeto de inclusão social desenvolvido pela mineradora Vale, criam uma releitura contemporânea da obra do compositor carioca Ernesto Nazareth, um dos nomes mais importantes da música brasileira, pioneiro da fusão entre o erudito e o popular, no início do século XX.

A apresentação remonta uma formação imaginária da sonoridade pela qual Nazareth se inspirava ao apresentar-se na sala de espera do Cine Odeon, no Rio de Janeiro, em plena década de 20: piano, flauta, violino, clarinete e um duo de percussão.
Após turnê pelo Japão e DVD esgotado no mercado nacional, o pianista Marcelo Bratke, a Camerata Vale Música e o novo projeto Nazareth – Brasileirinho seguirão em turnê nacional que resultará também no lançamento de um CD ao vivo, com o mesmo programa do concerto: Pássaros em Festa, Coração que Sente, Crê e Espera, Vésper, Sarambeque, Cubanos, Tenebroso, Travesso, Brejeiro, Ameno Resedá, Odeon, Apanhei-te Cavaquinho, Fon Fon e Batuque.

Ernesto Nazareth – Nascido no Rio de Janeiro (1896-1933), foi pianista e compositor e é reconhecido como o maior compositor de tangos brasileiros. Músico de formação erudita - trabalhou e criou fama como pianista da sala de espera do cinema Odeon (RJ), para o qual compôs "Odeon", uma de suas peças mais famosas. Uma das primeiras composições é a famosa "Apanhei-te Cavaquinho", um clássico tocado em diversas formações instrumentais. Seu repertório para piano faz parte dos programas de ensino do estilo erudito e do popular, uma vez que atuou no limite entre esses dois universos.

Marcelo Bratke - Pianista brasileiro radicado em Londres, tem se apresentado nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo como o Carnegie Hall, Festival de Salzburg, Queen Elizabeth Hall, Wigmore Hall, Konzerthaus de Berlim e Suntory Hall, em Tóquio. Cada vez mais envolvido com a música, Bratke criou em 2007 a Camerata Vale Música – orquestra formada por jovens músicos eruditos e populares vindo de áreas desprivilegiadas da sociedade brasileira, selecionados no Programa Vale Música de Vitória. Foi convidado para inaugurar as salas de concertos de São Paulo e o Auditório Ibirapuera. Apesar de sempre embasado na tradição da música erudita, tem colaborado com artistas de outras áreas da música como o pianista britânico de jazz Julian Joseph, o percussionista Naná Vasconcelos e as cantoras pop Sandy e Fernanda Takai. Suas gravações são distribuídas em todo o mundo e celebram desde os ritmos brasileiros de Ernesto Nazareth e Darius Milhaud até o radicalismo de Berg e Webern. Seu mais recente projeto, intitulado “Villa-Lobos Worldwide” contempla a gravação da obra completa de Heitor Villa-Lobos numa coleção de oito CDs para a gravadora britânica Quartz e um documentário sobre o compositor em inglês para TV a cabo internacional.

Camerata Vale Música – Orquestra profissionalizante integrada por jovens músicos da cidade de Vitória (ES), selecionados através do programa de inclusão social da Fundação Vale. A Camerata tem como objetivo a solidificação profissional de jovens talentos que não tiveram formação acadêmica, dando a eles a oportunidade de se aperfeiçoarem técnica e artisticamente.
Em 2007, juntamente com o pianista Marcelo Bratke, realizaram uma turnê nacional celebrando de Villa-Lobos que incluiu dez importantes cidades brasileiras. Fizeram a sua estréia internacional realizando uma turnê pelo Japão, que contou com a presença de Fernanda Takai como cantora convidada, levando a música de Villa-Lobos e Tom Jobim às principais salas de concerto do País, incluindo o Shirakawa Hall em Nagoya e no Suntory Hall em Tóquio. Em 2009 lançaram seu primeiro DVD intitulado “Alma Brasileira”, gravado no Auditório Ibirapuera e esgotado no mercado nacional após um mês de seu lançamento. “Nazareth – Brasileirinho” é o projeto da Camerata Vale Música para 2009/2010 que inclui uma grande turnê nacional e a gravação de um CD ao vivo.

Lucas Anizio de Melo – violino
Rodrigo de Oliveira Rodrigues – clarinete
Ariel da Silva Alves – flauta
Leonardo Henrique Miranda de Paula – percussão
Wagner de Jesus Nascimento – percussão

PROGRAMA:
Camerata Vale Música (piano, flauta, violino, clarinete e duo de percussão)
Pássaros em Festa, Coração que Sente, Crê e Espera, Vésper
Sarambeque, Cubanos, Tenebroso, Travesso, Brejeiro,
Ameno Resedá, Odeon, Apanhei-te Cavaquinho, Fon Fon, Batuque
CANÇÕES DE ERNESTO NAZARETH

Serviço
Data: dias 21, 22 e 23 de agosto de 2009
Horários: sexta e sábado, às 21 horas, domingos, às 19 horas
Ingresso: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)
Classificação Indicativa: Livre

Informações: 3629-1014 – Marina
Site: auditorioibirapuera.com.br


[Ouvindo: Trav'lin Light - Shirley Scott ]

0 comentários:

SaravaClub*. Tecnologia do Blogger.