10.11.08

Eleições Estadunidense


Notou-se no mundo uma grande euforia pela vitória de Barak Obama para presidente do país hegemônico. Confesso que fiquei feliz; foi pelo simples fato de que o Bush e seus Neoliberais de plantão levaram um esculacho do povo estadunidense nas urnas.
Por falar em Neoliberais, esses estão vendo o seu sistema ir pra casa do cacete; o que lhes restam é nacionalizar bancos e seguradoras, injetando dinheiro dos contribuintes para cobrir os erros da ganância de alguns. E veja só como são as coisas, até o ex-presidente do Fed, Alan Greenspan teve que prestar esclarecimentos pelo fato dessas 'quebradeiras' de bancos, ele ta com um B.O. nas costa e grande.
E o Obama vai pegar uma bucha feia; desaceleração da economia, desemprego, guerra do Iraque e Afeganistão. Só pra se ter uma idéia da crise, algumas montadoras de automóvel norte americanas já estão cogitando em montar uns veículos com motores de baixa cilindrada, vai ter carro 1000 na parada; com acabamento de plástico e um porta copos de brinde. Ai o 'sonho americano' vira pesadelo.
Só pra ilustrar; imagine só um cidadão quem tem em casa aquele chuveiro que o tamanho dela lembra um LP; água quente, morna ou fria em quantidade, não precisa nem ficar dançando debaixo dela pra molhar o corpo, é uma cortina d'água de prazer. De repente ele é obrigado a usar "Duchas Corona, um banho de alegria, um mundo de água quente", que é um aparelho de proporções reduzidas, do tipo, quando molha a cabeça não molha as pernas, e quando molha as pernas não molha a bunda.
Pra uma pessoa que sempre tomou um banho exagerado num chuveiro e passa a conviver com uma duchinha merreca, pra ele é a mesma coisa de tomar um banho de caneca em pé na bacia de alumínio.
Outro fato importante a ser notado dessa crise, foi a falência da Islândia. Esse país era rico, tido como paraíso fiscal de clientes britânicos, holandeses e outros cidadãos europeus. De uma hora pra outra os bancos quebraram, pois só se tinha dinheiro fictício rolando na economia. A rainha da Inglaterra teve que segurar a bronca de 300 mil correntistas britânicos que tinham uns 'cobres' depositados nessas instituições. Muitos dizem que foi uma estatização disfarçada.
Essas eleições deixam uma coisa bem clara, tanto os Democratas como os Republicanos não tem plano de governo para América Latina faz tempo, a não ser para o Brasil. E do jeito que nosso país esta enfrentando essa crise econômica, a probabilidade de começarmos da dar as cartas em alguns setores vai se concretizar, principalmente no setor comercial. Doha é um exemplo.
É fato que os Democratas, partido de Barak Obama, são muito mais protecionista que os Republicanos, por tanto se John McCain fosse eleito seria ótimo para o Brasil, principalmente na questão do Etanol de cana de açúcar. E isso era declarado a todo o momento por McCain, o mercado norte americano estaria escancarado para esse combustível, e nessa o Brasil daria um salto considerável na balança comercial com os EUA.
Por outro lado, com a eleição de Obama a imagem dos Estados Unidos que estava desgastada frente ao mundo muda de figura. Parece que eclodiu em todos os países uma euforia de proporções como na época de JFK, até o Irã, Hamas e Hugo Chavez comentaram positivamente sobre Barak Obama
E patriotismo de lado, se John McCain seria bom para o Brasil, Barak Obama poderá ser um bem é para o mundo; mas que fique claro uma coisa, as 'unhas da águia' estão ai, tanto Republicanos como Democratas adoram utiliza-las, quem 'moscar' já era.

[Ouvindo: War - Hypnotic Brass Ensemble]

0 comentários:

SaravaClub*. Tecnologia do Blogger.