29.12.07

Brasil; água, óleo e 'cachaça'



Desde quando eu era um simples 'zigoto', já escutava aquela velha frase: 'o Brasil é o país do futuro'.
Tornei-me um feto, vim ao mundo através de uma cesariana, tomei muita mamadeira de fubá e a velha frase estava presente: 'o Brasil é o país do futuro', e nada de mudança.
Entro no pré-primário, primário, colegial, 2º colegial, faculdade e o país continuava a mesma porcaria. Mas uma voz do além insistia em dizer: 'o Brasil é o país do futuro', mas já não acreditava mais em assombração.
Aprendi a analisar o cenário político-econômico mundial, e observei que alguns países antes considerados 'periféricos', como a China, Índia, Chile e África do Sul apresentavam crescimento econômico considerável. E o Brasil por sua vez era motivo de chacota, sendo chamado de 'Belindia', onde o país mescla a riqueza da Bélgica e a pobreza da Índia.
Mas depois de muito 'apanhar', o Brasil começa a dar rasteira em gente grande, peitando até o velho 'tiozinho do dedo de seta'; a rodada Doha é um exemplo.
A situação atual do país e a seguinte: O Brasil esta com uma reserva em dólares que nunca possuiu, cerca de 180 bilhões de dólares. Só pra ilustrar; com essa grana o país paga a divida externa, equaciona a divida interna, e ainda sobra 5 bi pra fazer o que quiser.
O BNDS esta mais grana que o FMI, BID e Banco Mundial. Hoje o BNDS financia tudo, até fabrica de automóveis no Uruguai ele ta bancando, o BNDS era pra ser o banco do Mercosul, mas o bloco acabou criando uma instituição financeira própria, o Banco do Sul.
Há poucos meses atrás o Brasil foi elevado à condição de parceiro estratégico da União Européia, e com isso ótimas noticias virão, e barreiras tarifarias poderão ser rompidas. Acordos bi laterais interessantes já devem estar na agenda do Celso Amorim, e isso é muito bom.
Arábia Saudita, Argélia, Catar, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria e a Venezuela, vão ter que afastar as cadeiras e abrir espaço, pois o Brasil ta 'fita' da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
Antes da descoberta dessas novas bacias de petróleo no litoral brasileiro, o Brasil já estava sendo cotado pra atingir o grau de 'Investment Grade', ou seja, investidores internacionais podem colocar uma 'moeda' em nosso país, sem o perigo de levar um chapéu. As agencias de investimentos de risco só não indicaram o Brasil ainda por puro preconceito, vão anunciar esse grau só em 2008 os comédias, mas tudo bem.
Para se ter uma idéia, na América Latina só o Chile é 'Investment Grade', e o ano que vem entra o Brasil e muito provavelmente a Colômbia, acreditem se quiser.
Hoje em dia quem joga um trocadinho da Bovespa a longo ou médio prazo, torna-se um cidadão feliz; o dia em que a população brasileira começar a seguir os exemplos das 'velhinhas' estado unidenses e dos chineses, que há pouco tempo começaram a operar na bolsa, vai ser difícil segurar.
É notório que o crescimento da China e Índia é invejável, mas abram o 'olho' para esse fato; a China tem problemas gigantescos pela falta de água potável, e a Índia importa 75% do petróleo que consome, e o Brasil tem de sobra esses dois recursos naturais, e ainda domina mais outras duas fontes de energia limpa, o Etanol e o Biodiesel. Pode parecer brincadeira, mas até a natureza irá conspirar a nosso favor.
O brasileiro tem que abrir os olhos com os políticos safados, pois quem for presidente da república em 2010, vai encontrar um país nos eixos e a probabilidade desse cidadão (a) entrar para historia será grande.
Com um cenário pra lá de favorável como esse, é impossível negar que o Brasil é a bola da vez e o futuro chegou. Felizes serão nossos filhos e netos que viverão em um mar de alegria, tanto no econômico quanto no social.
E como contribuinte que sou, confesso que tentarei fazer um tratamento para retardar o envelhecimento das minhas células, pois esse 'file' eu também quero morder, mesmo se for com uma dentadura lotada de Corega.

Hasta,
Niell.

Ouvindo: [Black Heat - Super Cool]

0 comentários:

SaravaClub*. Tecnologia do Blogger.